2016 será o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU)

2016 será o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU)
“Construindo pontes entre os pensamentos globais e as acções locais”

O Conselho Internacional de Ciências (ICSU), o Conselho Internacional das Ciências Sociais (ISSC) e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), anunciaram hoje, em conjunto, que
2016 será o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU). O objectivo do IYGU é a promoção de um melhor entendimento sobre o impacto global das acções locais, para estimular políticas inovadoras que respondam aos desafios globais, como as mudanças climáticas, a segurança alimentar ou as migrações.

“O desenvolvimento sustentável é um desafio global, mas atingi-lo requer uma transformação do local – a forma como cada um de nós vive, consome e trabalha. Ao mesmo tempo que as negociações globais sobre o clima enfrentam a questão da crise de sustentabilidade a partir de cima, o IYGU complementa-as de forma muito bela através da coordenação de soluções partir de baixo – levando as pessoas a entender e a modificar os seus hábitos quotidianos. Esta dupla abordagem aumenta as nossas hipóteses de sucesso contra esta crise, a mais grave que a Humanidade já enfrentou”, disse o ex-Presidente do ICSU e Prémio Nobel Yuan-Tseh Lee.

O envolvimento do ISSC, do ICSU e do CIPSH no IYGU testemunha uma ampla colaboração entre as ciências naturais e sociais e as Humanidades, através de fronteiras disciplinares e entre todos em todo o mundo. Em 2016, o programa do IYGU será coordenado por cerca de 50 Centros de Acção Regional. Esta rede está actualmente a ser estabelecida em cidades como Tóquio, Washington, São Paulo, Tunis, Moscovo e Roma, estando já confirmados os Centros, de alcance regional e continental, em Beijing, Cidade do México, Mação/Coimbra, Nijmegen, Hamilton, Bamako e Kigali. A secretaria geral do IYGU em Jena, Alemanha, coordenará estes Centros de Acção Regional.

Como referiu o Doutor Eliezer Batista, pioneiro da sustentabilidade e co-fundador do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), “O conhecimento é o factor que nos leva a mudar a nossa forma de pensar. No entanto, é o entendimento que leva à mudança de atitudes. O IYGU coloca sua ênfase na diversidade dos caminhos culturais que levam à sustentabilidade global. E em como só a mudança de atitudes individuais pode levar à mudança da acção colectiva, cujo resultado será a melhoria do sistema na escala global.”

Mais informações sobre o Ano Internacional para o Entendimento Global estão disponíveis em
www.global-understanding.info. O Prof. Werlen estará disponível para entrevistas por pedido prévio.

Contactos:
IYGU General Secretariat
Friedrich Schiller University Jena
Department of Geography
c/o Prof. Dr. Benno Werlen
Loedergraben 32
07743 Jena

Germany Em Portugal:
IYGU Centro de Acção Regional
Instituto Terra e Memória, Instituto Politécnico de Tomar
– Centro de Geociências da Universidade de Coimbra
c/o Prof. Dr. Luiz Oosterbeek
Largo dos Combatentes
6120-750 Mação, Portugal
Telefone: +49 - 3641- 948840
Website: www.global-understanding.info Telefone: 241 571 477
Email: itm.macao@gmail.com

Fonte: https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/redes-unesco/escolas-associadas/rec...