IYL 2015 - Ano Internacional da Luz

.

Ano Internacional da Luz 2015, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde. Como o Brasil também está engajado na causa, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criou um grupo de trabalho para propor e organizar eventos no País neste ano.
A proclamação de 2015 como o Ano Internacional da Luz e Tecnologias da Luz, aconteceu no dia 23 de dezembro de 2013, durante a 68a. Assembleia Geral da ONU. O objetivo é promover o conhecimento sobre o papel essencial que a luz desempenha no cotidiano e assinalar, como refere a resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU, algumas datas científicas importantes, que coincidentemente fazem aniversários “redondos” no próximo ano.
Em 2015, também celebra os 100 anos da teoria da relatividade geral e os 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, de Albert Einstein, além dos 50 anos da descoberta da radiação cósmica de fundo, a radiação emitida pelo Big Bang, de Arno Penzias e Robert Wilson, descobertas que valeram prêmios Nobel aos três cientistas.

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/materias/detalhe.php?id=3214

Video IYL 2015 - http://www.iau.org/public/videos/detail/cosmiclight_trailer