Eclipse Lunar Total - 27 de Julho 2018

O Eclipse Lunar Total acontecerá em 27 de Julho de 2018, iniciando às 16h30, visível no Brasil.

O Eclipse, define-se como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro entre ele e o observador, ou porque, não tendo luz própria, deixa de ser iluminado ao colocar-se no cone de sombra de outro astro. Estes fenômenos são um pouco mais raros de acontecer do que as fases lunares e isto ocorre porque o plano da órbita lunar está inclinado de 5° (cinco graus) em relação ao plano da Eclíptica, que é o plano onde nós encontramos a Terra orbitando ao redor do Sol.

Não é em todo mês que ocorrem eclipses. Eclipse Lunar Total ocorrerá quando a Lua entrar no cone de sombra terrestre, como nos mostra a Foto 4.
Linha dos Nodos é a posição relativa entre o plano da órbita lunar e o plano da eclíptica que permite a ocorrência dos eclipses.

A sombra da Lua raramente encontrará com a Terra e a sombra da Terra, do mesmo modo, raramente se encontrará com a Lua.
Existem condições geométricas em que a Lua, a Terra e o Sol poderão estar numa mesma linha, ou seja alinhados. Os pontos em que o plano da órbita lunar se encontra com o plano da eclíptica chamam-se nodos e a linha imaginária que contém esses dois pontos, os nodos, é a linha nodal. Quando a linha dos nodos encontra-se alinhada com o Sol, e a Lua ocupa um dos dois nodos, tem-se a ocorrência dos eclipses. Foto 5.

A Freqüência dos Eclipses
A freqüência de ocorrência dos eclipses depende da posição entre os planos orbitais lunar e terrestre, da posição da Lua ao longo de sua órbita em termos da sua proximidade ou coincidência com os pontos nodais EL e ES e da sua distância para com a Terra. A seqüência dos eclipses se repete na mesma ordem a cada 18 anos, 11 dias e 8 horas. Esse intervalo de tempo é denominado "Período de Saros", o qual contém 70 eclipses dos quais 41 são solares e 29 são lunares. Nesse período ocorrem no mínimo dois eclipses solares em um ano e no máximo cinco eclipses solares ou três eclipses lunares e quatro eclipses solares.

Fontes:
Texto completo em CDCC - Usp - http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/ec...
Stellarium e VagaPlus

Foto1: 
Foto2: 
Foto4: 
Foto5: