As mudanças finais e o paradigma da educação no mundo.

As mudanças finais e o paradigma da educação no mundo.

Mesmo o mais tradicional entre nós entende que o mundo está mudando rapidamente. Hoje, nossa pergunta educacional mais importante é: “Como adaptamos a educação de nossos filhos a essas mudanças exponenciais e contínuas?”

Muitos já percebem que a educação que damos aos nossos jovens não os prepara mais para prosperar no futuro. Mas embora os reformadores estejam acrescentando “habilidades do século 21”, novas tecnologias, habilidades sociais / emocionais e mais, o núcleo de nossa “educação” permanece o mesmo: ensinar matemática tradicional, linguagem, ciências e estudos sociais e as várias habilidades de pensamento em torno deles . Com a mudança das capacidades de nossos filhos, é urgente que nós re-imaginemos essa educação “acadêmica” “somente pensante” para o futuro.

Uma perspectiva educacional desatualizada

A maioria entende que o pensamento - mesmo o pensamento crítico e a resolução de problemas - raramente leva ao sucesso a menos que combinado com uma ação efetiva, relacionamentos efetivos e realizações efetivas. No passado, quando nossos filhos não conseguiam realizar muito no mundo até que fossem adultos (exceto de maneiras exploradoras), aprender a pensar na escola e, mais tarde, realizar no trabalho fazia sentido. Mas nossos jovens agora têm o poder de realizar de maneiras muito úteis em idades muito novas, permitindo-nos recombinar o pensamento e realizar um novo tipo de educação - com uma conexão direta e prática com o mundo e seus problemas. Nossas crianças, desde o início de sua educação, podem agora melhorar seu mundo (e a si mesmas no processo) por meio de uma nova abordagem que melhor se adapte a elas e às necessidades de nossa sociedade futura.

É o conceito do que é uma "educação" - e não seus detalhes - que realmente requer uma nova imaginação para o futuro. Todos os adultos de hoje cresceram no século 20 antes da Internet; muitos ainda não enxergam totalmente o que seus filhos estão se tornando rapidamente, ou seja, “seres humanos com cérebros melhorados, todos em rede”. A educação que atendeu às exigências dos alunos do século XX - e produziu sucesso para muitos dos adultos de hoje - NÃO é a educação atende às necessidades das crianças no século XXI. É difícil, como estamos na tradição, imaginar plenamente o paradigma muito diferente de que nossos jovens precisam agora. Mas se continuarmos a ver a educação futura como apenas incrementalmente nossa abordagem acadêmica fora de moda, e se não oferecermos aos nossos filhos a educação baseada em realizações reais que eles exigem, reteremos tremendamente o desenvolvimento de nossas crianças e limitaremos seriamente seu futuro possibilidades em comparação com o que poderíamos estar fazendo.

O Paradigma Emergente

A boa notícia é que o tipo de educação que nossos filhos precisam já está surgindo. Uma nova forma de educação - projetada para ensinar os jovens a melhorar seu mundo pessoal, local, nacional e global e melhorar a humanidade - está aparecendo em muitos lugares, com profundas diferenças tanto no ENDS DA EDUCAÇÃO quanto no PARADIGMA QUE USAMOS EDUCAR. A longo prazo, quase certamente substituirá a educação que temos atualmente, porque melhor atende às necessidades de nossa sociedade e de nossos filhos.

AS FIM DE EDUCAÇÃO estão mudando de:

Melhorar nossos filhos como pensadores individuais, para que eles possam (espero) melhorar seu mundo quando se tornarem adultos,

PARA

Fazer com que nossos filhos melhorem seu mundo e melhorem a humanidade enquanto são estudantes, e ensinando-os a fazer melhor e melhor - e melhorar a si mesmos no processo.

O PARADIGMA DE COMO EDUCAMOS está mudando de:

Fazer com que todas as crianças tenham uma sequência semelhante de cursos acadêmicos e aulas em uma faixa estreita de assuntos

PARA

Fazer com que cada criança realize, como base, essência e volume de sua educação formal, uma série individualizada de projetos reais baseados em equipes que tornam seu mundo um lugar melhor de alguma forma - enquanto adquire, através desses projetos, um ampla qualificação de pensamento, ação, relacionamentos e realizações eficazes.

A melhor notícia é que esse novo tipo de educação - diretamente orientado para melhorar o mundo dos jovens e do mundo - é uma educação que quase todas as crianças querem. Eles sabem que a sociedade está mudando rapidamente. Eles sabem que seu sucesso no século XXI NÃO virá porque eles podem ter sucesso e pensar em assuntos acadêmicos (embora esses ainda sejam úteis, às vezes, para alguns), mas porque eles podem trabalhar, em equipes, para fazer coisas que melhorem seu mundo local, nacional e global.

Os países do mundo que percebem isso, e tomam medidas rápidas e apropriadas, serão os lugares onde as crianças prosperarão e florescerão no futuro. Os lugares que se movem lenta e relutantemente - ou não se movem de maneira alguma - condenam seus jovens a uma vida mal preparada à medida que os jovens buscam um novo mundo, muito mais exigente.

Sr. Marc Prensky - Autor. Fundador e Diretor Executivo, The Global Future Education Foundation
Fonte: http://www.wise-qatar.org/changing-ends-paradigm-education-world-marc-pr...

Foto1: