Equinócio de Outono 2016 e Eclipse do Sol

Equinócio é um Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, só ocorre durante duas vezes ao ano, em março e setembro, normalmente nos dias 21 de março. Neste ano de 2016, o equinócio de outono será no dia 20 de março às 01h30.

Equinócio [Do latim: aequinoctiu = noite igual; aequale = igual + nocte = noite]: Corresponde ao ponto médio do intervalo de deslocamento, instante no qual o intervalo de duração do período de claridade se iguala ao de escuridão. Por volta de 20 de março, o Sol cruza o equador celestial rumo ao norte; é o equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Lembrando-se que nós estamos sobre um paralelo no hemisfério Sul do globo terrestre, o arco que o Sol descreve em um dia está inclinado para o Norte. Quanto maior for a latitude do local, maior será a inclinação do arco para o hemisfério Norte.

Considerando-se que o eixo de rotação terrestre tem uma inclinação fixa de 23° 27', durante a rotação e translação terrestre, os paralelos de Capricórnio e de Câncer correspondem ao limite máximo de deslocamento do Sol entre os dois hemisférios da esfera celeste. O Sol desloca-se regularmente ao longo do horizonte entre dois extremos máximos, tanto no horizonte do ocaso como no horizonte do nascente. No ocaso solar, nós vemos que o Sol desce com uma inclinação à direita e no caso do nascente, a inclinação de subida do Sol está à esquerda. A regularidade do deslocamento permitiu ao homem definir um intervalo de tempo designado como ano. O intervalo de um ano corresponde ao Sol sair de sua posição máxima à esquerda, passar pelo ponto médio, e atingir o extremo máximo à direita, para então retornar ao ponto médio e atingir finalmente o ponto máximo à esquerda novamente.

Eclipse total do Sol será no dia 8 / 9 de Março de 2016, não será visto na região do Brasil.
Início do eclipse parcial: 23:19 de 08 de Março de 2016 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse total: 00:15 TU
Máximo do eclipse: 01:59 TU
Fim do eclipse total: 03:38 TU
Fim do eclipse parcial: 04:34 TU
Veja a animação em http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2016Mar09T.GIF

Fontes:
http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes...

Vídeo Nasa

Saiba mais:

Foto2: 
Foto3: 
Foto4: